22 de out. de 2010

The Company of Wolves


The Company of Wolves

 " Um lobo pode ser mais do que parece, pode vir em muitos disfarces. (...) O lobo que comeu sua irmã era peludo por fora, mas quando ela morreu foi direto para o céu. Os piores lobos são aqueles peludos por dentro, e quando eles mordem, nos arrastam para o inferno."

Uma versão da história do Chapeuzinho Vermelho tem como cenário aldeia pequenina, um ambiente de sonho e fantasia. Entrelaçada as aventuras da jovem e curiosa Rosalenn, surgem várias histórias sobre lobos e lobisomens, nestes contos, desvendam-se elementos como as origens do mito, características e advertências contra os perigos de se " sair do caminho", descobre-se  assim os mistérios das descobertas da vida junto a uma protagonista de capuz vermelho.

Os lobos ora são temidos, ora desejados. Sedutores ou inocentes, doces ou cruéis. Um filme repleto de simbologias e descobertas, tais como o crescimento, a maturidade, o relacionamento estre homens e mulheres,  mas ainda assim, consegue encantar e manter a magia dos contos de fadas.

A sedução que se encontra nas escolhas, o inesperado e as descobertas são trabalhados de maneira muito poética no filme. Sensualidade, perigo, solidão e uma atmosfera mística são a tônica constante. 

O filme é de 1984, foi realizado por Neil Jordan baseado em  um conto de Angela Carter. Na essência, é um resgate aos contos de fadas,  no que apresentavam  em tons sombrios e moralistas,  na tela, o escuro contrasta com cores claras, e o fantástico aparece o tempo todo em imagens muito bonitas e paradoxais.



Sinopse - Acontecimentos sensuais e violentos preenchem os sonhos da adolescente Rosaleen. Ela testemunha sua irmã sendo morta por um lobo. Sua avó lhe conta histórias de lobisomens e dos perigos que ela deve esperar, especialmente de homens cujas sobrancelhas se encontram. Os sonhos se intensificam à medida que escuta cada vez mais as histórias, enquanto sonha, muitas das histórias se tornam realidade. Ela amadurece, mas ainda é influenciada pelas histórias que escutou. Ao visitar a avó ela segue à risca as recomendações de sua mãe para se manter no caminha traçado na floresta. Durante a jornada, ela encontra um jovem caçador; ele é tão bonito que ela nem repara que suas sobrancelhas se encontram. Ele se vangloria dizendo que consegue chegar na cabana de sua avó antes que ela. Se ele ganhar, seu prêmio será um beijo. Porém, ao chegar Rosaleen só encontra a avó morta e o jovem caçador se transformando em um lobo.

3 comentários:

Desativado disse...

T, parabéns pelo novo blog. Está excelente como tudo o que você faz.
Bjão.

Nikelen Witter disse...

Adoro este filme.

Tânia Souza disse...

Valeu Nikelen, eu também adoro esse filme, acho muito poético, consegue ser impressionante, quase violento e delicado ao mesmo tempo.

Seguidores

 

© 2009À LitFan | by TNB