24 de out. de 2010

LitFan sim!


Leitor - Cooperativa Dedo de Gente
Há alguns dias, escrevi o texto À LitFan Agradece. Um texto rápido, espontâneo, quase descuidado. Cheio de saudades por amigos que já não estão aqui, um texto de alegria por ver a LitFan crescendo no cenário brasileiro e um agradecimento geral a todas as pessoas que tornaram isso possível. É necessário dizer que, devido o caráter espontâneo do texto, não citei nomes nem pesquisei o caminho que nos trouxe até esse momento, mas sei que é o reflexo de um trabalho de longo tempo, de muitas pessoas ligadas ao Fandon, de livros e textos que nem sempre tiveram o devido reconhecimento e outros que nunca perderão a importância e a atualidade, mas que, entretanto, foram essenciais nessa consolidação, aliás, esse é um tema que vou explorar em um futuro ensaio sobre o caminhos da LitFan nacional.

Um caminho que passou por uma realidade na qual editoras grandes não dão- ou não davam espaço a literatura fantástica ao surgir de novas editoras, algumas pequenas, mas que estão crescendo pela forma criativa e cuidadosa valorizaram suas publicações e seus autores. Passou e passa por obras financiadas pelo próprio autor, rompendo um pouco com a tradicional ligação entre autor/editor/editora e um trabalho de divulgação individual. Por coletâneas pagas - uma opção que tem sim sua importância, ainda que polêmica - ou não pagas. Por novos selos que valorizam principalmente o autor, tanto o profissional quanto os iniciantes... por blogs e sites que permitem a troca, a divulgaçao e a expansão do gênero fantástico... enfim, o cenário é promissor para os autores de LitFan, amadores ou não.

Este blog nasceu com o intuito de fortalecer meus estudos sobre a LitFan, registrar pensamentos e minha observação do cenário literário, divulgação dos eventos, lançamentos. coletâneas, concursos e acontecimentos interessantes no cenário da literatura fantástica.

Mas também como um espaço para pensamentar, divagar e escrever, quase displicente, o meu olhar quase caipira neste universo no qual dou os primeiros passos.

Nenhum comentário:

Seguidores

 

© 2009À LitFan | by TNB