30 de jan. de 2011

Contos Sobrenaturais Chineses - Márcia Schmaltz e Sérgio Capparelli

 
Contos Sobrenaturais Chineses

Por Tânia Souza

O livro “Contos Sobrenaturais Chineses” traduz, em 25 textos, diferentes momentos da cultura chinesa através de lendas, causos, fábulas incríveis e contos diversos. Algumas mitologias também têm forte representação. Essas histórias, anônimas ou não, são conhecidas e apreciadas na China. 

A tradição literária chinesa é plena de simbologias e as histórias fantásticas, do universo da fantasia ou do sobrenatural, são umas das suas mais expressivas formas de arte. Ao leitor brasileiro, representam uma oportunidade única de conhecer essas manifestações literárias.

Com analogias, metáforas e simbologias várias, o fantástico pode tornar-se um reflexo do real, o que o contexto social muitas vezes não permite dizer, a literatura reinventa, e assim é. Entre tigres arrependidos ou devoradores de homens, disputas entre sábios e crianças, atmosferas sombrias e sobrenaturais, ladrões do sol, heróis e deuses, sedutores, criaturas místicas, os elementos do fantástico estão presentes e encantam o leitor. Assim como a explicação para  eventos e elenmento naturais, em contos que vão do terno ao humor de forma rápida.

Foi interessante observar alguns temas comuns da literatura fantástica como a presença do duplo, em A mulher Repetida, o morto vivo em busca de sangue, em A pele. Em outros momentos, é forte a critica social em relação aos costumes e caráter, estes contos utilizam a simbologia como forma de expressão.
 
Um ponto forte do livro são as ilustrações, simplesmente lindas, permitem diferentes momentos de leitura, pode-se apenas apreciar visualmente que será um momento de devaneio e prazer estético. É um belo trabalho com ilustrações de marionetes do teatro de sombra chinês, como estas que emprestei do site da editora para ilustrar a resenha. Pode-se afirmar que o livro Contos Sobrenaturais Chineses é literalmente lindo.

Apenas um aspecto não agradou, alguns contos me pareceram muito resumidos, e não me refiro à brevidade natural que algumas narrativas de origem oral possuem, estes parecem mesmo ter deixado algo faltar.  Mas é preciso deixar claro que não representam a essência nem predominam na obra. São exceções pois, cada conto apresenta um momento único, leitura e interpretações que podem ser muito ricas. E, o mais importante, realmente consegue-se conhecer um pouco mais do universo cultural e literário proposto.

O leitor, adulto ou criança,  pode encontrar narrativas tristes, trágicas, alegres e surpreendentes. A literatura como um eterno retrato do bem e do mal, das tradições milenares e principalmente, das escolhas humanas e suas conseqüências são alguns dos temas presentes nestes Contos Sobrenaturais Chineses.
 

Título: Contos sobrenaturais chineses
Isbn: 9788525420565
Idioma: português.
Editora: L&PM.
Encadernação: brochura | formato: 16 x 23 | 127 págs.
Ano da obra/copyright: 2010
Ano edição: 2010
Edição: 1ª
Organizador: Sergio Capparelli | Márcia Schmaltz
Tradutor: Márcia Schmaltz






6 comentários:

Ana disse...

Excelente dica!

Andrezza disse...

Adoro livros ilustrados, fiquei curiosa para ler este!! Acho que vou furar a fila.

Tânia Souza disse...

Ana, Andrezza, esse livro é uma graça, tem um tom de fábulas em alguns momentos, acho que crianças e adultos que gostam de fantasia vão curtir. Outra coisa interessante é notar as relações pessoais e costumes que trasnparecem nos contos, bem bacana.

Unknown disse...

Oi Tânia!

Esse já estava na minha lista, mas é a 1ª resenha que leio, parece ótimo e lindo.

Susy Ramone disse...

Pra você, que é tão especial, ofereço um presente. Pegue o selinho que fiz com todo amor para este blog encantador.
http://susyramone.blogspot.com/2011/02/ofereco-este-mimo-para-todos-os-meus.html

Bloody Kisses!

Susy

Heidi Gisele Borges disse...

Sempre que vejo esse livro por aí lembro de você.

Outro que tenho muito interesse. Oh, lista que só aumenta rsrs.

Seguidores

 

© 2009À LitFan | by TNB