15 de jan. de 2011

Clube do livro: Frankenstein, de Mary Shelley


Frankenstein - Mary Shelley

Resenha de Tânia Souza

De um lugar frio e solitário, Robert Walton escrevia a sua irmã Margareth. Primeiro contando suas aventuras em busca de uma passagem para o Pólo Norte, para, por fim, entregar-lhe uma narrativa tão estranha e fascinante, que poderia encher de sombra os corações mais puros. Naquele universo de gelo e névoas, Walton salvara da morte um homem chamado Victor Frankenstein. Alternando estados de insanidade, melancolia, doçura e profundo conhecimento da vida, este lhe causa forte impressão. “Estranha e angustiante deve ser a história da tormenta que desabou sobre essa vida, levando-a ao naufrágio.” Quando enfim o naufrago conta sua história, é por meio das cartas de Walton a Margareth que se têm início a narrativa da saga de Victor Frankenstein.

Quais teriam sido os sentimentos daquela jovem a cada missiva que lhe chegava? Teria ela se preparado para o sentimento de pesar e pavor, como nós, leitores, nos preparamos ao ler como Mary Shelley, a autora, descreveu o momento de puro horror que sentiu quando imaginou criador e criatura que dariam origem a uma das mais sombrias histórias da literatura fantástica? 

Mary Shelley, desafiada a escrever um conto sombrio e fantasmagórico, deu vida a um cientista e sua criatura, sua obsessão, seus sentimentos e escolhas, ações tão complexas cujas conseqüências arrastariam com ele - num turbilhão de angústia, morte, consciência, vingança e dor - todos os ideais, a moral e os seres que mais amara. 

Victor Frankenstein era jovem, acreditava na ciência e no progresso. Ah, a ciência,  o moderno Prometheus do título buscando o fogo sagrado do conhecimento, desejoso de “roubar” o dom de criar a vida. Era curioso, ousado, não teve medo, não teve pudor e, obcecado por sua experiência, rompeu limites enquanto sonhava a imortalidade para o homem. Victor Frankenstein desejava vencer a morte. 

“Eu seria o primeiro a romper os laços entre a vida e a morte, fazendo jorrar uma nova luz nas trevas do mundo (...). Ressurreição! Sim, isso seria nada menos que o poder de ressurreição.”

E ele o fez. Criou a vida a partir de matéria morta. Mas ao conseguir, se revelou fraco, amoral e medroso. Ao criar a vida e com ela, uma das criaturas mais comoventes e sombrias da literatura universal, simplesmente fugiu. A criatura, que posteriormente seria conhecida pelo nome do seu criador, não trouxe consigo a beleza, e justamente essa ausência do belo a tornaria horrenda aos olhos dos homens, uma presença do “feio” que despertava reações de agressão e perseguições. No entanto, era sensível, sofria, aprendeu sozinha as lições que o mundo lhe deu.

“Eis que, terminada minha escultura viva, esvaía-se a beleza que eu sonhara, e eu tinha diante dos olhos um ser que me enchia de terror e repulsa.”

O “monstro” gigantesco e horrendo, apresenta-se de forma complexa, alterna comportamentos de mais pura bondade e desejo de aceitação para, com a rejeição da sociedade, desenvolver um comportamento cruel e vingativo.

(...) ferido pelas pedras e toda sorte de objetos, que me arremessavam, fugi para o campo aberto e, cheio de medo, busquei refúgio numa cabana acachapada.

Assim como Victor, que ora nos convence e até comove a ponto de ter a simpatia do leitor, por vezes nos enerva e causa revolta, a criatura nos assombra, nos enche de melancolia e espanto. Estes dois personagens não são planos, Mary Shelley os fez de forma que podem nos levar a sentimentos opostos em poucas linhas.

Também eu posso criar desolação! O que me fizeram com a vida, pago com a morte. Meu inimigo não é invulnerável. Esta morte há de causar-lhe desespero, e mil outras desgraças o atormentarão até destruí-lo.

Criador e criatura, quem seria de fato o monstro? Não posso negar que me fiz essa pergunta algumas vezes durante a leitura.

Em relação à estrutura narrativa,  o texto apresenta trechos muito descritivos em certos momentos, principalmente nas descrições de paisagens. Mesmo reconhecendo o interessante recurso de inter-relacionar os sentimentos dos personagens com a paisagem, torna-se cansativo. 

Já o foco narrativo com predomínio do gênero epistolar foi um recurso muito bem aproveitado pela autora. A narrativa epistolar não afasta o leitor, ao contrário, em vários momentos o narrador alterna-se, Walton é o narrador testemunha, mas ele transfere esse papel narrativo a Victor, depois, em um dos momentos mais comoventes do livro, à própria criatura. Finalmente, Walton retoma o foco narrativo, mas é esse recurso que permite à história ser contada dentro de outra e vários pontos de vista serem expostos.

Ler Frankenstein é rever o sonho da imortalidade, questionar o poder e o alcance da ciência, o preço do conhecimento e a as conseqüências de se romper com o que chamamos de ética e moral para a humanidade.

Mas é também uma história de buscas, de superação, de conhecimento, de vencer a solidão. Uma narrativa para se comover, se revoltar, se emocionar. Porque é literatura, e literatura não precisa ser racional, precisa apenas inquietar e isso, Frankenstein de Mary Shelley o faz muito bem.


Título Original: Frankenstein or the Modern Prometheus
Editora: Martin Claret
Tradução de Pietro Nassetti
N° Páginas: 208

**

O Clube do Livro é um evento mensal, uma reunião dos sites À Litfan, Arena Fantástica, Blog das Resenhas, Café de Ontem e Mundo de Fantas para ler e comentar uma única obra. A livro escolhido para primeira leitura foi Frankenstein, de Mary Shelley, um clássico da literatura universal. Visite os outros sites e conheça as diferentes leituras.

6 comentários:

Heidi Gisele Borges disse...

Gostei da ideia do Clube do Livro entre blogs, espero que muitos outros venham.
Sua resenha tá massa, mocinha! ^.^

Anônimo disse...

Inquietante, sem dúvida, e muito visionário também. Shelley soube prever muito do que seria assunto em termos de ciência e ética em nossos tempos. Bela resenha, T.

Tânia Souza disse...

Obrigada criaças, muito bom participar desse grupo com vocês!!! E adorei as resenhas!

Susy Ramone disse...

Olá Tania!
Parabéns pelo lindo blog!
Gostei muito das postagens. são bem interessantes! Gostaria de convidá-la para visitar meu cantinho onde exponho contos e poemas fantásticos: susyramone.blogspot.com
Espero que goste.
Bloody Kisses!

Susy Ramone disse...

Que honra com sua visita mais uma vez!
obrigada. Volte sempre ao Red Rose!

Bloody Kisses

Andrezza disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Seguidores

 

© 2009À LitFan | by TNB